B e n v i n d o ! ! !

16 de jul. de 2014

Gerador, escolher criteriosamente

Ultimamente estou envolvido em eventos médios e pequenos que usam geradores, geralmente por ignorância são sempre superdimensionados. Pesquisando sobre o assunto eu achei duas publicações que tem me ajudado. Ai vai a primeira:



Apresentamos os dois aspectos mais importantes a serem considerados para o dimensionamento de um gerador. O objetivo é escolher e equipamento mais adequado e eficiente para suas necessidades.

Cálculo da Potência a ser consumida

A potência a ser consumida por um gerador trifásico é calculada com a seguinte equação:

P [KW] = U [VOLT] X I [AMP] X 1,732 X COS / 1000

Onde P: potência; U: tensão entre fases; I: corrente por cada fase;
cos : fator de potência da carga.

Exemplo 1: quando se tem que alimentar uma configuração de cargas monofásicas (lâmpadas incandescentes) que totalizam um consumo de 300 ampères, deve-se efetuar o seguinte cálculo:

a)
Distribuir em cada fase eqüitativamente as lâmpadas de maneira a obter um consumo total de 100 amp. por cada fase.
b)
Considerar que dispomos de um esquema elétrico trifásico onde a tensão entre fases é de 380 V e a tensão entre fase e neutro é de 220 V.
c)
U = 380 V; I = 100 A; Cos = 1 (corresponde a lâmpadas incandescentes) P [kW] = 380V x 100A x 1.732 x 1 / 1000 = 65,81 kW.

Exemplo 2: o gerador alimentará um motor elétrico trifásico. Neste caso devem-se distinguir os dois regimes de carga que os motores elétricos apresentam: o regime transitório do arranque e o regime permanente. Durante o regime permanente, o motor elétrico consumirá seus parâmetros nominais de corrente e potência.

Durante o arranque considerar que a potência mecânica a ser solicitada pelo motor elétrico para vencer a inércia de seu rotor será:

de 2 a 3 vezes sua potência nominal expressa em [kW] se tal arranque for do tipo direto.
de 1,2 a 1,5 vezes sua potência nominal expressa em [kW] para outros tipos de arranque.

Entretanto, sugerimos que se comunique com nosso pessoal especializado, que o ajudará na escolha do gerador mais conveniente.

Exemplo 3: quando devem ser alimentadas cargas não lineares, tipicamente uma UPS, deve-se ter especial cuidado em obter os seguintes dados da UPS:

a)
Potência.
b)
Tensão e corrente nominais.
c)
Fator de potência e eficiência.
d)
Pulsos do retificador.

Para dimensionar o gerador rapidamente, deve-se considerar que sua potência nominal será pelo menos de 2,5 a 3 vezes superior à da UPS. Entretanto, sugerimos que se comunique com nosso pessoal especializado, que o ajudará na escolha do gerador mais conveniente.

Regime de uso do gerador

Uma vez calculada a potência a ser consumida pelo gerador, dever-se-á estabelecer o regime de uso do equipamento para, assim, finalmente, poder dimensionar a máquina. Para isso, distinguiremos três regimes diferentes:

Regime Stand By: o gerador será utilizado unicamente em caso de corte da fonte principal de energia. (Fator de utilização = 1,00).
Regime Permanente: o gerador será utilizado como fonte principal de energia, sem limitação na quantidade de horas diárias e com carga variável, tal que a média diária da mesma não supere 70% do pico máximo de potência a ser consumida. (Fator de utilização = 1,10).
Regime base: o gerador será utilizado como fonte principal de energia, sem limitação na quantidade de horas diárias e com carga constante 24 x 24 h. (Fator de utilização = 1,35).

Cálculo final

Multiplicando o valor de potência a ser consumida pelo fator de utilização, teremos o valor de potência necessária do gerador. O procedimento de cálculo indicado é recomendado para obter rápida e aproximadamente o dimensionamento do equipamento. Entretanto, sugerimos que se comunique com nosso pessoal especializado para um assessoramento integral e profissiona



Segunda publicação:




Para escolher o grupo gerador correto para a tarefa decida os equipamentos que você vai utilizar isolada e simultaneamente. Calcule o consumo em W de cada item ( tensão x corrente = potência). Some o consumo de todos os equipamentos que serão utilizados
simultaneamente. Tenha em mente que o acionamento inicial de um motor elétrico pode consumir até 3 vezes o que ele consome durante o funcionamento normal. Compressores e ar condicionado podem consumir até 7 vezes o que ele consome durante seu funcionamento normal.


Lembre-se:
TENSÃO (V) X CORRENTE (A) = POTÊNCIA (W)
Os consumos em W relacionados abaixo têm base nas necessidades em W calculadas.
Para saber o consumo exato, consulte a placa de identificação ou o Manual de Operação, do item ou itens que você quer alimentar.


Alguns aparelhos provocam um “pico” de consumo quando são acionados. Isso significa que o volume de energia elétrica necessária para acionar o aparelho pode exceder o volume necessário para manter o aparelho funcionando. Os aparelhos elétricos
têm normalmente uma placa de identificação que indica a tensão (V), a freqüência (Hz), a corrente (A) e a potência (W) do aparelho ou ferramenta elétrica. Verifique junto ao revendedor ou centro de serviços mais próximo quais são os picos de consumo provocados
por determinados aparelhos ou ferramentas elétricas.



Os motores elétricos exigem uma corrente inicial maior. Esse consumo inicial depende do tipo e da forma de utilização do motor, o aparelho consumirá apenas 50 a 30% dessa corrente para continuar funcionando.
O consumo operacional de aparelhos elétricos como lâmpadas incandescentes e Fornos Elétricos é idêntico ao consumo inicial.
Aparelhos como bombas submersas e compressores ou condicionadores de ar exigem uma corrente inicial muito grande. Consomem 3 a 7 vezes mais que o consumo nominal, no momento em que são acionados. (Por exemplo, um grupo gerador de 5.000
W só consegue alimentar uma bomba d’água de 1.800 a 3.100 W.).


As lâmpadas fluorescentes consomem 2 vezes mais, no momento em que são acesas. As lâmpadas a vapor de mercúrio consomem 2 a 3 vezes mais, no momento em que são acesas. A maioria das ferramentas elétricas consome 2 a 3 vezes mais quando funciona sob carga. (Por exemplo, um grupo gerador de 9.000 W consegue alimentar uma ferramenta elétrica de 3.200 a 7.000 W).



OBSERVAÇÕES:
1 CV = 750W.
É necessário considerar potência perdida em relação à metragem de cabeamento.
Sempre estabeleça 25% de sobra potência, em relação à potência necessária. (EX. potência de 4000 W + 25% = 5000W, isto significa que é necessário um gerador com no mínimo 5000 W).



NOTA!
Para dimensionar geradores trifásicos, é necessário considerar o fator de potência do mesmo. (EX. gerador que possui uma potência máxima de 11,5 KVA e fator de potência 0,8 ).
Onde:
Pr = Potência real
Pa = Potência aparente
Fp = Fator de potência
Vamos ao calculo:
Pr = Pa x Fp
Pr = 11,5 x 0,8
Pr = 9,2 KVA