B e n v i n d o ! ! !

14 de jan. de 2013

TRANSFORMAR FITAS DE VÍDEO EM DVD.


VHS para DVD


Primeiro passo
É necessário, primeiramente, um videocassete.
Conectar a saída do gravador de VHS na entrada de um gravador de DVD. Mas eu queria editar um vídeo com imagens de fitas diferentes e depois compilá-las em um DVD - o que é complicado de se fazer usando apenas um videocassete. Não que seja impossível: bastaria gravar cada vídeo separadamente em um único DVD. Mas não seria fácil editar muito menos melhorar a qualidade das imagens.
Por isso, optei por usar um dispositivo de captura de vídeo, que me permitiria copiar a fita para meu PC, editá-la e depois gravar em DVD.
Este equipamento(Placa de captura) tem um conversor de vídeo que aceita tanto sinais compostos ou de S-Vídeo. Ele os converte para um formato digital e os envia para o computador. Junto com ele vem um software de edição de vídeo.
Depois de instalar o software e conectar o vídeocassete em meu PC, conectei o cabo de vídeo e a saída de áudio de meu videocassete às entradas corretas, utilizando um conjunto de cabos que acompanham o produto, USE O MANUAL.
Capture o vídeo
O software orienta o processo de captura do vídeo e ajuda a criar menus e para gravar em DVD.
Para capturar o vídeo, deixei a fita apenas um ponto antes do vídeo começar. Depois de ter um preview do vídeo, apertei o play no VCR e cliquei no botão Capture Vídeo. Assim que o vídeo terminou de passar, parei a captação. Repeti o processo para cada um dos clips que eu queria colocar no DVD.
Um lembrete: opte sempre pela qualidade mais alta possível. O software oferece uma variedade de opções para formatos de vídeo, e você pode ficar tentado a escolher a opção de baixa qualidade, principalmente se estiver lidando com vídeos visualmente ruins armazenados em uma fita velha. Mas, se o original já está com pouca qualidade, por que a preocupação em escolher a configuração de alta qualidade, considerando que esta opção ocupa mais espaço em disco?
É porque os filmes de baixa qualidade ficarão ainda piores se você comprimi-los e o espaço em disco que será economizado é mínimo. Para se ter uma idéia, uma hora de vídeo em alta resolução ocupa em torno de 1,5 GB e, em baixa, deverá pesar cerca de 400 MB. Essa diferença não vale a perda de qualidade na imagem. Caso não haja espaço o suficiente no seu computador, você pode colocar o vídeo em um HD externo barato.
Edite e transfira o vídeo
Capturado o vídeo, é hora de editar. Arrastei os clipes que havia capturado até a linha de tempo na ordem na qual queria que aparecessem. Apliquei então o recurso de exposição automática e os filtros de níveis automáticos para corrigir problemas do trecho escolhido.
Agora era o momento de criar o disco. Desabilitei o recurso de criação de menu, mas mantive a opção de criar capítulos usando a ferramenta Adicionar e Editar Capítulos e, dessa forma, separei cada um dos clipes.
Finalmente, gravei o projeto inteiro em um DVD-R usando o gravador de DVD do meu PC.
O trabalho de copiar alguns vídeos caseiros para DVDs levou aproximadamente três horas. É claro que, se você copiar vídeos mais longos que os meus, o processo pode demorar um pouco mais.

Nenhum comentário: