B e n v i n d o ! ! !

15 de jul. de 2014

Potência e Calculos Elétricos - Fonte Cemig


Potência Elétrica
A Potência é definida como sendo o trabalho efetuado na unidade do tempo. A
Potência Elétrica (P)é calculada através da multiplicação da Tensão pela Corrente Elétrica de um circuito. A unidade da Potência Elétrica é o Watte o seu símbolo é o W.
Uma lâmpada ao ser percorrida pela corrente elétrica, ela acende e aquece. A luz e o calor produzido nada mais são do que o resultado da potência elétrica que foi transformada em potência luminosa (luz) e potência térmica (calor). Tem-se que:P = U x I(Watts)
Como U = R x Ie I =U(do subitem 1.4), R pode-se calcular também a Potência (P)através dos seguintes modos: P = (R x I) x IouP = R x I2
Então tem-se: P = U x Uou
P = U2
Onde:
P: Potência Elétrica; U:Tensão Elétrica; I: Corrente Elétrica; R: Resistência Elétrica.
Cálculo da Energia Elétrica
A Energia Elétrica (E) é a Potência Elétrica (P) vezes o tempo de utilização (em horas, por exemplo) do qual o fenômeno elétrico acontece (uma lâmpada acesa, por exemplo).
E = (U x I) x tou
E = P x t
Onde: E:Energia Elétrica; P: Potência Elétrica; U:Tensão Elétrica; I: Corrente Elétrica; t:Tempo normalmente nesse caso, é adotado em horas (h). A unidade de Energia Elétrica (E) é o Watt-horae o seu símbolo é Wh.
Cálculos de Grandezas Elétricas: I, R e E
Um chuveiro elétrico com uma potência de 4.400 Watts, 127 Volts, funcionando durante 15 minutos. Calcular a corrente, resistência e a energia elétrica consumida.
a)Corrente ElétricaI =P U
4.400 W
=34,6 A (Ampères)
b)Resistência Elétrica R =U I 127 V=3,7Ω(Ohms) 34,6 A c)Energia ElétricaE = P x t
Primeiramente, deverá ser transformado o tempo dos 15 minutos em horas. Fazendo uma “regra de três”, tem-se:60 minutos1 hora 15 minutosx
4.400 W x
0,25 h=1.100 Wh
x = 15 minutos= 0,25 h ou 1 h 60 minutos4
Observação: Efetuar os mesmos cálculos, considerando que o chuveiro elétrico foi feito para funcionar em 220 Volts.

Nenhum comentário: