B e n v i n d o ! ! !

1 de out. de 2014

ATERRAMENTO-----------Pode te salvar!

Uns dias atraz me deparei com um problema curioso e perigoso, no nosso país nas classes menos profissionais não se tem muito costume de usar terra nos equipamentos, as vezes até se eliminava o plug terra.

Nesse caso era um aquecedor tipo Boiler marca Cúmulos, 175 litros e uma resistência blindada de 1500 watt. Essa resistência acho que pelo tempo de uso rompeu sua isolação, se fosse nas duas Fases daria um curto e o sistema desligaria mas isso aconteceu com uma fase em um sistema sem aterramento.
Sabe o que aconteceu? Entrou a dita fase nos canos que vão para o banheiro e todas torneiras e chuveiros começaram a dar choques, medidos no amperímetro com um pólo ligado ao neutro e o outro colocado na torneira você tinha uma tensão de 110Volts.......poderia ter matado alguem. A solução nesse caso foi trocar a resistência e providênciar um aterramento. Como a residência não tinha um aterramento adequado, usamos o neutro trazendo um cabo direto do quadro até o aquecedor até que seje providenciado um aterramento com hastes.